quinta-feira, 14 de junho de 2012

Navegadores Internet







 É um programa que permite o acesso e interpretação de arquivos HTML, CSS, Javascript, entre outros. O primeiro browser foi criado em 1990 por Tim Berners-Lee e chamava-se WorldWideWeb, tinha poucas funcionalidades e a maior parte das informações eram textos.


Exemplos de navegadores


Safari
Navegador da Apple. era usado inicialmente em Mac, mas recentemente ganhou versão para PC rodando em Windows.
Firefox
Principal concorrente do Internet Explorer, o navegador Firefox tornou-se bastante popular entre os entusiastas e profissionais de tecnologia. É um navegador de código aberto mantido pela fundação Mozilla.
Opera
Um navegador bastante eficiente e charmoso. Ele é da Opera Software.
Chrome
Lançado recentemente, o Chrome é o navegador do Google. O Chome chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.

Conexão Wireless




O que é Wireless mesmo?
Conexão Wireless significa conexão sem fio. Ou seja, você acessa a Internet através de ondas e não por cabos. Além de prático, a conexão Wireless possibilita que mais de um computador em sua casa acesse a Internet, lembrando, sem fio algum.


E o que preciso para ter essa conexão?
Para que a conexão Wireless funcione é necessário ter um aparelho chamado Roteador. Esse aparelho recebe as informações da sua conexão de Internet através do cabo que vem do Modem, e com uma antena, espalha a conexão para quantos computadores você quiser em toda sua casa. Utilizando uma senha de acesso, somente máquinas autorizadas podem utilizar a conexão. Assim, ninguém que não tenha a senha da sua Internet poderá utilizá-la. Tudo é muito seguro e prático. Basta instalar o roteador e a Internet será transmitida por ondas para toda sua casa, a hora que você quiser e para quem você quiser.




Rede de Computadores




A rede de computadores é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento de softwares, informações, arquivos e demais serviços.
A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede de computadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa economia de tempo e melhor desempenho operacional numa empresa.
A primeira tentativa de implemento de uma rede ocorreu em setembro de 1940, através dos trabalhos de George Stibitz, que utilizou uma máquina de teletipo para envio de instruções de sua Model K situada na Faculdade de Dartmouth para uma calculadora na cidade de Nova York.
Em 1964, desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para vários usuários situados em trabalhos de sistemas de computadores. Na época, a General Eletric e a Bell Labs conseguiram rotear conexões telefônicas através do computador Dec´s PDP-8.
Os conhecimentos em rede aumentou significativamente na década de 90, atualmente há vários tipos específicos de redes, as mais conhecidas são:


LAN – Local Area Network – é uma rede local situada num domicílio, sala comercial ou lan house;


MAN – Metropolitan Area Network – utilizada entre duas cidades;


WAN – Wide Area Network- Utilizada entre pontos intercontinentais, como por exemplo, o sistema bancário Internacional;


RAN- Regional Area Network- rede presente em determinada região delimitada.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O que é Twiter?

 

O twitter é uma das redes sociais mais famosas do momento. Artistas, políticos, empresas, internautas… todos tem um perfil. É um fenômeno que chama atenção, não apenas pelo grande número de usuários, mas também por permitir uma interação nunca vista. Com apenas 140 caracteres de cada vez (letras) você pode compartilhar o que está fazendo, onde está ou qualquer outra coisa que lhe interessar. Pelo twitter é possível interagir com amigos,com um ídolo ou com a empresa em que comprou um produto. Essas frases de até 140 caracteres, são chamadas de “tweets”.

Tanto sucesso em tão pouco tempo: o twitter foi fundado em 2006 pelo americano Jack Dorsev, que em uma atividade de reestruturação da empresa na qual trabalhava teve a idéia de criar um serviço de mensagens de texto no celular em que um pequeno grupo pudesse trocar informações. A idéia original passou por alguns ajustes, e tornou-se esse fenômeno. Hoje, são aproximadamente, 75 milhões de usuários no mundo. Todos os dias são cerca de 50 milhões de tweets, ou 600 por segundo.

O relacionamento com os usuários do Twitter é um pouco diferente do que ocorre nas outras redes sociais. Primeiro, porque não se usa o termo “ser amigo” de alguém no twitter, como ocorre no Facebook ou no Orkut. No Twitter você pode “seguir” o perfil de alguém. Seguindo essa pessoa, você passa a receber, automaticamente, todas as atualizações que essa pessoa faz. Outra diferença está na privacidade. O twitter não pergunta se você permite que certa pessoa seja sua seguidora. Isso ocorre apenas se você configurar a rede para isso.

Twittar ou tuitar: Significa que você vai utilizar o twitter, escrever os tweets, navegar pela rede. Como se fosse um verbo: “Eu twitto, tu twittas, ele twitta….

 

Assim descreve http://www.ferapositivo.com.br/dicionario/afinal-o-que-e-o-twitter/

O que são servidores?











Na teoria, qualquer computador ligado em uma rede local ou até mesmo na internet e que forneça algum tipo de serviço para outros computadores — como compartilhar pastas de arquivos ou liberar o uso da sua impressora — poderia ser chamado de servidor.

Sob um ponto de vista mais técnico, o conceito de servidor também envolve o uso de programas especializados cujo funcionamento não é tão evidente e/ou interativo quanto um processador de textos. De fato, o funcionamento de um servidor lembra um pouco um balcão de um almoxarifado onde os funcionários (ou seus “clientes”) chegam com seus pedidos e o encarregado da área corre pra dentro do estoque para atender essas solicitações.
Um exemplo mais real é a própria Web onde seus diversos produtos e serviços como e-mail, home banking, comércio eletrônico, redes sociais, etc. ficam abrigados em servidores que se conectam aos nossos desktops (clientes) via internet.

Note que, para acessar qualquer site da web, a primeira coisa que fazemos é abrir um programa navegador (browser) como o Firefox ou o Internet Explorer, digitar um endereço www da vida, teclar [Enter] e esperar que a página seja carregada — ou seja — o que você fez foi fazer uma solicitação de seu “cliente” (= navegador web) para o “servidor” que processou seu pedido e entregou a página requisitada pela internet. Note que a maioria das nossas atividades na web podem se resumir a esse simples processo de solicitar algo para o servidor e receber dele uma resposta.

Como os servidores trabalham quase que exclusivamente processando pedidos de clientes e acessando banco de dados, suas características técnicas (e até mesmo sua aparência física) diferem um pouco de um computador de mesa. Por exemplo, como eles trabalham quase que por conta própria eles não precisam ter obrigatoriamente um monitor, teclado e mouse a ele ligados. Outros componentes como placa de som, modem ou interface de rede sem fio são dispensáveis.

Em contrapartida, eles podem utilizar mais de um processador na mesma placa-mãe (até oito processadores físicos), grandes quantidades de memória RAM e de disco e até mais de uma porta de rede. Note também que ao contrário dos computadores pessoais onde a plataforma Wintel (Windows + Intel) domina, no mundo dos servidores existem plataformas concorrentes baseadas em outras microarquiteturas como o RISC e sistemas operacionais alternativos como o Unix e o Linux.

Qual a diferença entre BIT e BYTE?



Ao contrário de nós seres humanos, os computadores só conseguem fazer contas com um dedo ou seja, no seu nível mais básico ele só reconhece dois números e/ou estados lógicos: “0″ (desligado) ou “1″ (ligado). Essa unidade de informação foi batizada de “Bit” (Binary Unit ou unidade binária).

Só que para contar mais do que um, o computador adota um conjunto de bits onde a posição de cada casa representa uma potência de 2. Assim o Byte seria um agrupamento de bits, sendo o mais comum aquele formado por oito bits o que nos permite representar valores de zero (00000000) até 255 (11111111).

Podemos afirmar que apesar do Bit ser a unidade fundamental para o processamento de dados, o Byte seria a unidade fundamental de informação, já que ela consegue representar tanto caracteres quanto números.

Além disso, o Bit também é uma unidade muito usada em transmissão de dados graças à sua simplicidade já que os uns e zeros podem ser representados por pulsos elétricos como num código morse digital. A vantagem nesse caso é a confiabilidade já que leves variações na voltagem não irão interferir na integridade dos dados.


De acordo com  http://www.ferapositivo.com.br/dicionario/qual-a-diferenca-entre-bit-e-byte/

O que são Emoctions?















Usados para expressar sentimentos que não são fáceis de descrever apenas com palavras. Os emoticons são um conjunto de caracteres que formam simples figuras e expressões que se populariazam com a Internet primeiro na troca de emails, foruns de discussão e, mais recentemente, nos sistemas de mensagens instantâneas.

Exemplos de emoctions

:-) :) :o) :] :3 :c) :> =] 8) =) :} :^) — Sorriso.
>:) >;) >:-) — Sorriso maroto/maldoso.
:-D :D 8D xD XD =D =3 <=3 <=8 — Risada, gargalhada.
:-( :( :c :< :[ :{ — Não gostei.
>:( >:-( — Odiei.
D: D8 D; D= DX v.v — Desgosto, tristeza.
;-) ;) *) ;] ;D — Piscadela.
:-P :P XP :-p :p =p :-Þ :Þ :-b :b — Frustrado.
:-/ :/ :\ =/ =\ :S — Ceticismo, hesitante, sentindo-se desconfortável com algo.
[ ] ( ) [ ]s — Abraços
(^_^)/ Olá! (acenando com o braço)
( ^_^) Sorrindo
(#^_^#) Sorrindo meio encabulado
^)_(^ Pessoa idosa sorrindo
(>_<*) Muito irritado!
(~o~) bocejo
<^_^; Embaraçado (coçando a cabeça)
(-.-)y-~~~ Fumando cigarro
(-_^) Piscando
m(_ _)m Fazendo reverência (curvando-se no chão)
((((((^_^;) Saindo de fininho…
(*_*) Estou sem palavras
{{ (>_<) }} Frio
(^o^)//”"” Aplauso
(=^_^=) Gato
//_^ Emo

Conhecendo partes do Computador